projeto do terminal 1º fase inagura em Dezembro de 2010 |
Situado na avenida Arthur Bernardes, no antigo estaleiro da Empresa de Navegação da Amazônia (Enasa), em Belém, o terminal atenderá embarcações de médio e grande portes provenientes de várias regiões do Pará e dos Estados do Amapá e Amazonas. O complexo ocupará uma área de seis hectares.
governo popular abre janela para o rio para o lazer do povo |
Etapas - O engenheiro Marcus Vinícius Menezes, gerente do projeto, executado pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), informa que a 1ª fase (mais de 90% já concluída) inclui a recuperação do píer – local de atraque das embarcações; passarelas totalmente cobertas para locomoção dos passageiros desde a Estação de Integração do Sistema Rodoviário Urbano até a entrada do terminal; salões de embarque e desembarque; banheiros com fraldário e adaptação para pessoas com deficiência; balcão de informações; setor de guarda-volumes; e sistema viário (ruas).
Já a 2ª etapa, também em andamento, prevê estacionamento, conclusão da estação de integração e finalização de toda a parte comercial, com lojas, lanchonetes, restaurantes e administração. Na terceira e a 3ª e última fase do complexo, será construído um terminal de cargas, um segundo píer e um prédio onde funcionarão serviços dos órgãos estaduais e federais competentes, além de um espaço cultural.
Apesar dos amplos investimentos em estrutura física, o fundamental do projeto, garante Menezes, não é a engenharia em si. “Nossa estrutura visa o conforto do usuário, a segurança na navegação e o controle maior dos órgãos de governo. Não temos nada igual aqui”, diz o engenheiro, informando que o projeto vai ao encontro de toda a legislação vigente, inclusive a federal.
Desenvolvimento - O Terminal Metropolitano será o primeiro de uma série de terminais no Pará, previstos no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC) e no PAC do Pará. A ideia é aproveitar o potencial hidroviário do Estado, que possui mais de 20 mil quilômetros de rios navegáveis, alcançando diretamente mais de 60% dos municípios e movimentando não só a economia ribeirinha, mas a de todo o Estado. Apesar disso, as rodovias terrestres ainda absorvem a maior parte do escoamento da produção.
Além de permitir o maior fluxo de passageiros e o fortalecimento do turismo, o novo terminal proporcionará menores custos com transporte de produtos: “o transporte hidroviário reduz em até 10% o valor por tonelada transportada”, garante o gerente do projeto.
Jussara Kishi – Secom (com informações da Setran)
Fonte: Agência Pará de Notícias
Há olha o simão Jatene mentindo na televisão disendo que VAI construir o terminal hidroviario de Belém, mais ja nao e o governo de ana júlia que ja esta construindo o terminal? jussara quem que esta mendindo?
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